Resenha: Perdida de Carina Rissi

Oi pessoal, vim fazer mais uma resenha! Infelizmente, nada de Will & Will. Fica pra outro dia. Espero que vocês gostem dessa que eu tenho aqui, porque é bem especial para mim! Qualquer comentário, por favor, faça!
Perdida
Carina Rissi
363 páginas
Verus Editora
2013
Sofia vive em uma metrópole, está habituada com a modernidade e as facilidades que isto lhe proporciona. Ela é independente e tem pavor a menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são os que os livros lhe proporcionam. Mas tudo isso muda depois que ela se vê em uma complicada condição. Após comprar um novo aparelho celular, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século XIX, sem ter ideia de como ou se voltará. Ela é acolhida pela família Clarke, enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de voltar para casa. Com a ajuda de prestativo Ian, Sofia embarca numa procura as cegas e acaba encontrando algumas pistas que talvez possam leva-la de volta para casa. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos...
SPOILERS!

Não medirei palavras nessa resenha. Perdida é o melhor livro que já li na vida, que me lembre. Não consigo tirar Sofia e Ian da minha cabeça. Sério. Acho que entrarei numa ressaca literária e emocional, sinto que tem algo dentro de mim faltando. Não sou mais completa após esse livro. Pode parecer um pouco dramático demais, mas é exatamente assim que me sinto. Comecei a ler o livro ontem (lá pelas 18h) e terminei hoje às 2:30 mais ou menos. Só deixei o livro de lado quando precisei beber água e ir ao banheiro. E agora, que se passaram umas 4h, só consigo pensar nisso.
No início estava um pouco descrente sobre o livro. Já li várias resenhas falando muito bem sobre ele, mas quando o tive em mãos achei que não ia gostar — não consigo explicar o por quê. Olha, estava totalmente enganada. Pelo amor de Deus, eu não acho que já tenha me apaixonada antes como estou apaixonada por Perdida, como um todo. Os personagens, os cenários, tudo!
A estória acontece entre o século XXI e o século XIX, tudo começa quando Sofia vai comprar um novo celular e a vendedora acaba sendo sua fada madrinha e a transporta para o ano de 1830, onde conhece a família Clarke, para ser mais precisa, Ian e Elisa (não lembro se é com z ou s). Pode parecer um chick-lit comum, mas não é. Juro para vocês que meu coração está despedaçado até o momento, não sei como vou viver. Preciso perdidamente (trocadilho, rá!) de Perdida 2, para saber o que vai acontecer.
O livro foi tão bem escrito e tem um enredo tão perfeito que eu não sei o que falar. Carina (essa linda, maravilhosa) tem uma escrita que flui naturalmente, o jeito que se expressa é simplesmente... ai gente, leiam! É escrito em primeira pessoa — isso tá crescendo em mim —, narrado pela personagem principal.
Vamos falar um pouco sobre os personagens. Eu amei todos, até os mais irritantes, como a Theodora. São tão bem explorados e criados que simplesmente não dá para não gostar deles. Até aqueles que não tem muita participação. Achei muito digno e louvável da autora fingir que a escravidão nunca aconteceu, já que, a maior parte do desenrolar se ocorre em 1830 e nesse ano ainda existia a escravidão, mas os "criados" do Sr. Clarke são tratados como família.
Posso dizer, com toda a plena certeza, que foi o primeiro livro que senti borboletas no estômago enquanto lia. Nem achei que isso fosse possível, mas é. "Um amor que ultrapassa as barreiras do tempo" é totalmente correto, porque ultrapassou dois séculos passados e atingiu em cheio meu coração. Definitivamente compreendi o que significa devorar um livro. Estava achando que faltava umas 30 páginas para terminar o livro e quando terminei simplesmente pensei: mas já? É isso? Acabou?! Eu nem vi chegar a última página, quase chorei (na verdade, acho que algumas lágrimas caíram).
Olha, simplesmente não sei mais o que dizer. Isso aqui nem é uma resenha, é uma declaração de amor!
Sobre a edição... a capa é linda, as folhas são amareladas, diagramação excelente. A letra não é pequena, é exatamente do tamanho que necessita ser. Parabéns Verus Editora! Mas principalmente, parabéns Carina Rissi. Nunca achei que fosse gostar tanto de um autor nacional, mas acho ótimo que estava enganada.
A nota não poderia ser menor, né? 5 estrelas e 1 coração. Assim que acabar de ler todos os livros que tenho para ler, relerei Perdida!
Nada mais a declarar, a não ser: Leiam, porra!
P.S.: Perdida será filme, porém não tenho mais informações...

2 comentários:

  1. Acabei de ler este livro e pretendo postar uma resenha em breve. Simplesmente amei o livro. Um dos meus favoritos a partir de agora.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já estava louca para ler,
    agora mais ainda!

    Adorei o blog e já estou seguindo,
    Beijão!
    www.enfimepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir